Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2004-2009).

Concluiu a parte escolar do mestrado científico em Ciências Jurídicas e atualmente prepara a sua dissertação de Doutoramento na mesma Faculdade.

Assistente Convidada da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2009-). Investigadora do Centro de Investigação de Direito Privado (2014-).

Advogada na Cuatrecasas - Sociedade de Advogados (2009-2014) e jurisconsulta nas áreas de Direito Civil e Processo Civil, Direito Comercial, Bancário e Financeiro.

Coordenadora de vários cursos pós-graduados, oradora em conferências e formadora. Autora de publicações científicas com especial incidência nessas áreas. É consultora associada do JurisAPP desde julho de 2019.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 2001.

Mestre em Direito, em Ciências Jurídico-Políticas, pela Faculdade de Direito de Lisboa em 2009.

Advogado, integrou a Vieira de Almeida & Associados — Sociedade de Advogados, SP RL, entre 2001 e 2019, na qual era Associado Coordenador na Área de Direito Público, com atuação preferencial nas áreas do contencioso administrativo, da arbitragem de Direito Público e da regulação pública, nomeadamente nos setores das comunicações eletrónicas, postal, da saúde e das concessões, acompanhando também diversos assuntos de Direito Administrativo.

Foi formador em diversas ações de formação do Tribunal de Contas e do INA, sendo igualmente orador em conferências e colóquios e autor de vários artigos e publicações em matérias de Direito Administrativo, regulação, contencioso administrativo e arbitragem de Direito Público.

É consultor sénior no Centro de Competências Jurídicas do Estado – JurisAPP desde outubro de 2019.

Licenciado em Direito (1982-1987) e mestre em Ciências Jurídico-Políticas (1995) pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Curso de Estudos Europeus pelo Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1988-1989).

Docente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (assistente estagiário, primeiro, assistente, depois) entre 1989 e meados da década de 2000. Assistente convidado do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, desde 2013.

Membro do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais, designado pela Assembleia da República (1999-2008).

Presidente da «Comissão permanente de urbanismo e de acompanhamento da intervenção na zona ribeirinha e na baixa de Lisboa» da Assembleia Municipal de Lisboa, no quadriénio de 2009-2013.

Advogado, desde 1990.

Diversas publicações na área do Direito Público.

Foi consultor principal e é consultor sénior, respetivamente, do CEJUR e do Centro de Competências Jurídicas do Estado –  JurisAPP, desde abril de 1998.

É Consultor-Sénior do Centro de Competências Jurídicas do Estado.

Doutorou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa onde é Professor Catedrático.

Preside na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa ao Grupo de Ciências Jurídico-Políticas e é Coordenador Científico do Centro de Investigação em Direito Público da mesma Faculdade (CIDP), classificado com a nota de "Excelente" em 2019 pelo Painel Internacional de avaliadores, designado pela Fundação de Ciência e Tecnologia.

É, igualmente, árbitro do CAAD, preside ao Conselho Fiscal da Fundação D. Pedro IV (IPSS)e desenvolve atividades de jurisconsulto.

Foi assistente, professor auxiliar e professor associado com agregação na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Foi Professor Visitante da Faculdade de Direito do Porto, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, da Faculdade de Ciências Políticas da Universidade de Bolonha, da Faculdade de Ciências Políticas da Universidade de Salento, na Faculdade de Ciências Políticas da Universidade de Trieste e ainda na Escola Superior da Procuradoria do Estado de São Paulo).

Desempenhou, de entre outras, as funções de advogado e consultor de associações empresariais na área do comércio (1985/1989); consultor externo de departamentos governamentais (1990/1993); consultor externo da COSEC SA (1992/1993); Consultor-Principal do Centro Jurídico da Presidência do Conselho de Ministros (1993/2006 e 2015/2020, compreendendo o período posterior à transformação do CEJUR no JurisAPP); vogal do Conselho Superior da Magistratura (2000/2002); membro não executivo do Conselho de Administração da Portugal Telecom SA (2003/2006); e Consultor para os Assuntos Jurídico-Constitucionais do Presidente da República (2006/2015).

Os seus interesses académicos situam-se nas áreas do Direito Constitucional, do Direito Internacional Público, da Legística e Ciência da Legislação e, subsidiariamente, do Direito Administrativo, áreas em que desenvolve a sua atividade docente, científica e de investigação.

Editou várias monografias, tratados e cursos, entre os quais os dois tomos da Justiça Constitucional, os Tomos I e II do Curso de Direito Constitucional, a monografia “O Sistema Político”, o Manual de Legística, as Leis Reforçadas (tese de doutoramento), tendo co-editado várias obras coletivas em Portugal e no Brasil.

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto (1995/2000);

Mestre em Direito (2006);

Assistente convidada na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa nas disciplinas de Direito da União Europeia, Contencioso da União Europeia, Direito Administrativo, Direitos Fundamentais e Direito Internacional Público (2008-2020);

Investigadora Associada do Centro de Investigação de Direito Público do Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa;

Formadora no Centro de Estudos Judiciários (2016 e 2019), na Ordem Dos Advogados (2017 e 2018), no Instituto Nacional de Administração (2011-2017), na Universidade Católica Portuguesa (2017/2020) e na Universidade Nova de Lisboa (2019).

Membro do Comité de Arbitragem Administrativa da Associação Portuguesa de Arbitragem (2018-2020). Advogada na sociedade Abreu Advogados na área do Direito Público, especialmente dedicada ao contencioso administrativo (2006 -2018);

Assistente Convidada na Faculdade de Direito da Universidade do Porto nas disciplinas de Direito Administrativo e Direito Internacional Público (2004 -2008);

Consultora na área do Direito Público no Gabinete de Política Legislativa e Planeamento do Ministério da Justiça especialmente afeta ao projeto de reforma do Contencioso Administrativo, a par do restante apoio à produção legislativa governamental (2001-2005).

Autora de diversas publicações, de que se destaca a monografia "A Tutela Executiva dos Particulares no Código de Processo nos Tribunais Administrativos”.

É consultora principal do Centro de Competências Jurídicas do Estado ― JurisAPP desde 2019.

Licenciatura (1983) e Mestrado (1990) pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDL);

Assistente-estagiária na FDL (1984-1991);

Assistente na FDL (1991-1999); Professora Auxiliar na Universidade Lusíada (1991-2012);

Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (2012-2015); Professora Auxiliar no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (2009-2018);

Assistente convidada na FDL (2019-); Oradora e conferencista em vários cursos de pós-graduação;

Formadora certificada do IEFP; Consultora jurídica do Ministério da Defesa Nacional (1998-2008);

Consultora jurídica da Associação da Hotelaria de Portugal (2011-) Áreas de especialidade: Contencioso Administrativo, Direito da Família, Direito das Sucessões, Proteção de Dados, Turismo. Autora de vários artigos de revistas e obras coletivas.

É consultora principal do Centro de Competências Jurídicas do Estado ― JurisAPP (antes CEJUR) desde 2005.

Licenciatura em Direito (variante de Ciências Jurídicas).

Conclusão da parte escolar do Mestrado em Direito e Prática Jurídica (especialidade em Direito Administrativo e Administração Pública).

Diretora, em regime de substituição, e técnica superior da Direção dos Serviços de Apoio Jurídico e de Contencioso da Secretaria-Geral do Ministério das Finanças; técnica especialista, assessora e adjunta dos gabinetes de diversos membros do Governo nas áreas da Saúde, da Administração Pública, da Educação e do Desporto;

Assessora da Provedoria de Justiça;

Técnica superior da Direção-Geral da Administração Pública, assessora dos gabinete de diversos Secretários Adjuntos responsáveis pelas áreas da Saúde, Assuntos Sociais e Orçamento do Governo do Território de Macau e técnica superior dos Serviços de Administração e Função Pública do Território de Macau.

Frequência de diversos cursos de pós-graduação e de especialização e outras ações de formação, seminários, congressos e conferências com especial enfoque nas áreas do direito administrativo, contencioso administrativo, legística, organização e modernização da Administração Pública, direito laboral público e privado, direito constitucional, direito processual civil, proteção de dados e arbitragem.

Integra a equipa de técnicos superiores juristas do JurisAPP desde agosto de 2019.

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e está a aguardar a defesa da tese de doutoramento subordinada ao tema: O conteúdo do dever do Estado de garantia de reparação do dano público ambiental no direito público do ambiente.

Foi monitora, entre 2007 e 2011, e é, desde então, Assistente Convidada nas áreas dos direitos fundamentais, direito internacional público, direito da União Europeia e direito do ambiente. As suas áreas de interesse são na área jusambiental, nas suas várias vertentes no direito administrativo, internacional público, União Europeia e direitos fundamentais, tendo nesta matéria participado em vários eventos de natureza científica e publicado diversos artigos.

Foi Chefe do Gabinete do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, entre 2017 e 2019, e adjunta do Ministro dos Negócios Estrangeiros, entre 2015 e 2017.

Foi Advogada na sociedade de advogados Cuatrecasas, entre 2007 e 2011.

É consultora associada do Centro de Competências Jurídicas do Estado ― JurisAPP desde dezembro de 2019.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 2013, é desde setembro desse ano Assistente Convidado na mesma instituição, sendo ainda membro do Centro de Investigação de Direito Público do Instituto de Ciências Jurídico-Políticas.

Concluiu a parte escolar Mestrado Científico em Direito Administrativo na FDUL em 2014, encontrando-se neste momento a preparar o Doutoramento na Universidade de Lisboa, assim como um Master pelas Universidades de Génova e Girona.

É docente em Cursos de Pós-Graduação, sobretudo nas áreas do Direito Administrativo Geral, do Direito Processual Administrativo, do Direito da Contratação Pública e do Direito do Ambiente. Foi Advogado na Sérvulo & Associados, SP, RL, no Departamento de Direito Público, entre 2013 e 2018.

É consultor principal do Centro de Competências Jurídicas do Estado ― JurisAPP desde maio de 2018.

Licenciado em Direito (1997-2003) e Mestre em Direito Administrativo e Contratação Pública (2007-2008), pela Universidade Católica Portuguesa.

Pós-Graduações em Contencioso Administrativo e Direito do Ordenamento, do Urbanismo e do Ambiente pela Universidade e pelo CEDOUA / Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Foi Advogado na Belzuz Abogados – Sucursal em Portugal, S.L. entre 2004 e 2008, na Osvaldo Gomes & Associados, Sociedade de Advogados entre 2008 e 2009 na OCB Advogados entre 2009 e 2016.

Assistente das disciplinas de "Direito Administrativo" e "Direito Processual Administrativo" na licenciatura de Direito da Universidade Europeia (ano letivo de 2019 / 2020), sob a regência do Prof. Dr. Alexandre Sousa Pinheiro.

Realização de ações de formação ministradas pelo JurisAPP nos domínios do contencioso administrativo e contratação pública. Áreas de atuação: Direito Administrativo, Contratação Pública, Direito do Urbanismo, Expropriações e Ambiente, Contencioso Administrativo e Cível. Jurista na ANSR.

É consultor associado do Centro de Competências Jurídicas do Estado ― JurisAPP (antes CEJUR) desde 2014.

Licenciado em Direito (1981) e Mestre em ciências Jurídico-Económicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1988).

Assistente na mesma Faculdade nas disciplinas de Direito Fiscal e Economia Política (1983-1996).

Assistente na Faculdade de Direito da Universidade Nova nas disciplinas de Direito Fiscal e Direito Financeiro e Fiscal (2000-2016).

Colaborador da Comissão de Reforma Fiscal dos Impostos sobre o Rendimento (1987-1989).

Membro da Comissão de Reforma do Processo Tributário (1983). Advogado e jurisconsulto.

Autor de múltiplas publicações na área de Direito Fiscal.

É consultor principal do Centro de Competências Jurídicas do Estado ― JurisAPP (antes CEJUR) desde janeiro de 1993.

Licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, menção de ciências jurídico-políticas (2004), diplomado pela Academia de Direito Público Europeu (2005), LL.M. na New York University School of Law na qualidade de Hauser Global Scholar (2007) e LL.M. em Direito Comparado, Europeu e Internacional pelo Instituto Universitário Europeu (2008).

Foi investigador visitante da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro (2010), bem como professor visitante na Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (2008).

Atualmente, é doutorando e assistente convidado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, bem como coordenador executivo e investigador associado do CIDP – Centro de Investigação de Direito Público.

Colaborou, desde 2004 até 2018, com a Sérvulo & Associados – Sociedade de Advogados.

É consultor coordenador no Centro de Competências Jurídicas do Estado – JurisAPP.

Licenciado em Direito (1998), Mestre (2007) e Doutor (2018) pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde leciona desde 1997, atualmente como Professor Auxiliar.

Lecionou, na licenciatura, Teoria Geral do Direito Civil, Direito das Obrigações, Direito Comercial, Direitos Reais e Direito dos Contratos, e regeu, no mestrado, Direito Comparado II e Direito dos Contratos III.

Investigador integrado do Centro de Investigação de Direito Privado de 2014 até ao presente.

Orador em diversos cursos e autor de dezenas de artigos científicos em Direito Societário, Direito Civil e Direito Administrativo, entre os quais O Direito de Exoneração do Sócio no Código das Sociedades Comerciais (2008) e A transação civil na litigância judicial e extrajudicial (2018).

É advogado, jurisconsulto, árbitro.

É consultor principal do Centro de Competências Jurídicas do Estado – JurisAPP (antes CEJUR) desde abril de 2012.